quinta-feira, 9 de abril de 2009

Morre Dave Anerson, co-criador de D&D e do RPG

Após várias notícias desencontradas espalhadas pela internet, foi confirmado que Dave Anerson, criador de Dungeons & Dragons e do próprio RPG juntamente com Gary Gygax, faleceu logo após as 11h da terça-feira do dia 7 de abril.

Dave Anerson nasceu em 1º de outubro de 1947, no estado de Minnesota, EUA. Afcionado por wargames, conheceu Gary Gygax durante a primeira Gen Con, que viría a tornar-se uma das maiores convenções de jogos do mundo. Esta amizade resultou na criação de Dungeons & Dragons, o primeiro jogo de RPG, em 1974. Fundando então a antiga empresa TSR. Ambos mantinham seus próprios cenários: Dave com seu "Blackmoor", e Gary com "Greyhawk". Problemas com royalities levariam Dave a sair da TSR.

Depois disso Dave fundou uma nova empresa, a Adventure Games, continuando com a linha do seu cenário Blackmoor. Na década de 80 desenvolveu programas de ensino utilizando jogos de RPG, inclusive para crianças excepcionais. Nos anos 90 lecionou desingn de games para computador numa universidade.

Há alguns anos havia sofrido um ataque cardíaco e estava enfrentando o câncer, quando no dia 6 de abril deste ano fora hospitalizado em estado grave, falecendo no dia seguinte.

Dave Anerson deixa família, fãs e amigos. Todos admiradores de sua obra...

Este blogueiro, com a permissão de vocês, se sente na posição de poder afirmar:

"Existem poucos que podem viver nestes dias em que o heroísmo é utopía - e que o vilanísmo está à mostra para quem quiser ver - e ainda assim conseguem gravar seus nomes na história através de algo bom. Dave fez isso. Criou uma nova possibilidade de mundos fantásticos e sonhos... E o melhor: Compartilhou com todos nós!"

Está na hora de colher os XPs ganhos, Dave! E bons jogos na nova campanha com o Gary, eu só gostaría de saber qual dos dois vai mestrar...

-MWXS

Um comentário: