domingo, 12 de abril de 2009

Wizards of the Coast suspende venda de PDFs

A Wizards of the Coast, empresa dona do primeiro e mais jogado jogo de RPG do mundo, recentemente suspendeu a venda de seus produtos em formato digital.

A razão que tería levado a empresa a tomar esta medida, oficialmente, seria para tentar driblar a pirataria, mas também circulam boatos de que a empresa estaría pretendendo concentrar seus produtos numa loja virtual própria.

A repercussão no mercado foi polêmica, várias lojas virtuais e editoras se manifestaram contra a ação da Wizards. A White Wolf, detentora do selo Mundo das Trevas, disponibilizou seu jogo Exalted 2nd Edition para download grátis. Outras como a Paizo (Pathfinder) e Green Ronin (True D20) reduziram os preços de seus PDFs.

As lojas especializadas, por outro lado, ficaram decepcionadas ao se deparar com estas atitudes das editoras, uma vez que os livros impressos não sofreram qualquer redução de preços, dificultando a competição com produtos digitais.

A Wizards of the Coast tem tornado sua política atual um mar de discussões dentro do universo RPGista. Este ocorrído, em conjunto com a confusão gerada pela nova OGL, faz este blogueiro pensar que uma nova estrutura no mercado de jogos de RPG está por vir.

Só espero que o resultado disto tudo sejam positivos, para quem faz e para quem joga!

-MWXS

Um comentário: